Olá, Mamães!
Patrícia por aqui, sou especializada em ensaios de gestante, bebês, família e ensaios femininos.
Seguimos com nossas dicas valiosas para ajudar você a viver a maternidade de uma forma serena e tranquila !
Nossa amiga e parceira Drª Natalia Morales, responsável pela clínica Odontoliuzzi , escreveu um artigo esclarecedor para tirar dúvidas e deixar você mamãe muito mais tranquila.
Mamães e papais, vocês temem precisar do dentista durante a gestação ?
Durante a gravidez, a maioria das mulheres fica com receio do tratamento odontológico por terem o conceito errôneo de que os procedimentos podem trazer risco ao bebê .Venho então trazer-lhes uma ótima notícia: a grávida pode e deve receber o atendimento odontológico. É importante que o profissional tome os cuidados necessários na posição da cadeira, tempo de atendimento e opte por fazer procedimentos emergenciais. Seu dentista saberá indicar o medicamento certo e utilizar o anestésico indicado .
Deixar problemas instalados evoluírem, sim, podem trazer sérios danos à mamãe e ao bebê.
Mas e o que muda neste momento na saúde bucal, que leva essas mamães a precisarem de atendimento ?
O aumento de alguns hormônios, como o estrógeno e a progesterona, torna a gengiva suscetível às inflamações quando está sob presença de placa bacteriana, que são formadas pela alteração na dieta da grávida.É comum ver as mamães comerem menos nas refeições, porém aumentarem as vezes com que se alimentam, além de incluir carboidratos em maior volume.A gengivite, mencionada acima, e as cáries gestacionais são as vilãs diante desse cenário e responsáveis pela necessidade de tratamento odontológico neste período.
Devemos esclarecer também que os dentes não enfraquecem durante a gestação, pois o cálcio destinado ao bebê - que algumas pessoas acreditam vir do dente - vem também da dieta que a mãe ingere. O dos dentes se encontram na forma de cristais e, portanto, não estão disponíveis na corrente sanguínea .
Fica a dica: sempre buscar tratamento preventivo, ou seja, passar por uma consulta quando está fazendo o planejamento de engravidar e, além de adquirir esclarecimentos durante esse período, tratar sinais clínicos que, somados às alterações acima mencionadas, possam levar a grávida a situações emergenciais.
Se isso acontecer, não há problemas, fiquem tranquilos! Mas não esqueçam de seguir os cuidados adequados e tudo será resolvido!
Eu sou a Drª Natália Morales responsável pela clínica Odontoliuzzi.
"A gravidez é um pequeno começo de um grande amor que será eterno"
Muito amor e luz pra você! Ser gestante é maravilhoso!
Siga sempre seu coração, ele te guiará pelo melhor caminho !
Beijos carinhosos e até a próxima!
Patrícia Frochlich, fotógrafa especializada em ensaios de gestante, bebês, família e ensaios femininos.